IX ENCONTRO DA FAMILIA ARGENTON

O IX Encontro já está marcado. Será no dia 10 de setembro de 2017, na Comunidade de São Luiz da Mortandade/RS.


sexta-feira, 17 de julho de 2009

QUEM JÁ FEZ O CAMINHO DE VOLTA?



Silvia Argenton Woltz. Cidadã Italiana naturalizada na Comunne de Ferrara/Itália em 2005.

"... no dia em que fui a Pojana estava em Mantova. Peguei um trem de Mantova a Vicenza, ou seja, saí da Lombardia e fui para o Veneto. Quando cheguei em Vicenza procurei uma estação de onibus, para Pojana Maggiore não tem trem. Chegando lá, desço do onibus na única parada na praça e vou procurar um lugar aberto, na Itália achar um lugar aberto ao meio dia de segunda feira é missão impossível, para que eu pudesse perguntar onde é a Comune. Então pensei: vou até a igreja (umas duas quadras da parada), que vai ser o centro da cidade. Chegando na igreja, que estava fechada, olhei para os lados e vi um bar onde fui perguntar onde era a Comune. Era na mesma rua. Na Comune, a mulher que trabalha lá com quem eu já havia falado por telefone, foi muito legal. Consegui os certidões de nascimento de todos os irmãos Argenton. Peguei também uma cópia do livro onde o nono Basilio está registrado e mais um material sobre a cidade. Procurei se tinha mais alguem da familia registrado mas não achei nada, o que me leva a crer que os Argenton só estiveram lá durante o tempo que o bisnono Angelo esteve lá com os filhos. Existe em Pojana a familia Arzenton, mas Argenton ninguem conhece. Procurei no guia telefonico, perguntei para as pessoas e nada! Também procurei no cemitério, mas ali também não tem ninguem. Voltei para Vicenza e daí peguei um trem para Ferrara porque no outro dia tinha aula. Saí do Veneto e fui para Emilia Romana. E assim acaba meu dia...

Por último, não esquecer de agradecer pelo nome do nono Basilio ser sempre igual em todos os documentos e ARGENTON ser sempre ARGENTON! ... como podem ver no passaporte, todas as datas e nomes conferem, as idades de todos super corretas, isso facilitou muito as buscas. Grazie nonno Angelo!

(trecho da carta de Silvia informando a familia no Brasil de que havia localizado o registro de nascimento do nono Basilio, iniciando com isso seu processo para aquisição da cidadania italiana.)

Centro de Pojana Maggiore

Centro de Pojana Maggiore
Cemitério de Pojana Maggiore

16 comentários:

  1. Estou adorando o blog!
    Acho otimo que possamos reunir informacoes de toda a familia no mesmo lugar!
    Foi muito bom para mim ter minha cidadania italiana reconhecida, abre muitas portas. Todos que precisarem de ajuda ou informacoes sobre como fazer podem me procurar! (meu email e silviawoltz@hotmail.com)
    Grande abraco a todos os Argentons!!!
    Silvia!

    ResponderExcluir
  2. Achamos muito legal, essa poderá ser uma forma para que descendentes de nossa família façam contato conosco e participem do encontro de nossa familia dia 11/10/2009
    Carlos Antonio Argenton e família

    ResponderExcluir
  3. Adorei a iniciativa. Vamoa batalhar para que a Festa dos Argenton seja um sucesso.
    Sonia Argenton Filla

    ResponderExcluir
  4. Oi familia!!
    E uma honra ser a parte "turco" dessa familia!
    Essa e uma ideia muito perfeita e necessaria de fazer esse blog para grande familia!
    Eu espero esse blog vai continuar para sempre. Abracos para todos,
    Gurkan o Turco.
    Canada.

    ResponderExcluir
  5. Estamos providenciando as lembrancinhas da festa.
    Estamos ansiosos esperando o grande dia do encontro. Aguardem... haverá muitas surprsas!

    Ir. Lourdes Argenton
    Viadutos RS
    (a parte religiosa da família)

    ResponderExcluir
  6. Vamos fazer o concurso do Argenton mais pintadinho??? (sardentinho)
    Aguardo concorrentes à altura.

    Rosemarí
    Erechim RS

    ResponderExcluir
  7. Os bonitos de Erechim estarão todos presentes,
    estou muito feliz por também fazer parte desta família.

    Antonio Gregório
    Erechim RS

    ResponderExcluir
  8. Carlos Antonio Argenton29 de agosto de 2009 às 19:20

    Já tirei varias pintas mas ainda tem uma quantia razoável, acho que sou candidato forte.
    Abração a todos Argentons.

    Carlos Antonio Argenton
    Passo Fundo - RS.

    ResponderExcluir
  9. Que ótimo que os Argentons de Erechim estarão todos presentes!
    Temos que preparar atrações para a parte da tarde da festa.Aguma sugestão? Alguem gostaria de organizar essa parte? Toda ajuda será muito bem vinda!
    Ana

    ResponderExcluir
  10. Eu ja fiz o caminho de volta!!!
    Que jornada incrivel!!!
    Estou ansiosa para conhece-los.
    Abraços
    Angélica Argenton (bisneta de Girolamo Argenton)

    ResponderExcluir
  11. Eu me chamo Itamar Argenton. Fiquei muito contente em descobrir que existem muitos Argentons pelo Brasil. Meu se cham Orlando Argenton, que por sua vez é filho de Leonardo Argenton, casado com D. Guiomar da Luz Pereira Argenton. Obrigado
    Meu email: itamarargenton@yahoo.com

    ResponderExcluir
  12. Estive presente no V Encontro e espero ansiosamente pelo proximo adoreiii..........Espero que não falte luz...rsrsrrsrs
    Ah! e estarei neste concurso de pintadinhos e sem deixar de declamar um lindo verso .bjinhos a todos


    Rosangela Argenton de Melo
    Email-rdemelo1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. SOU ONEIDE ARGENTON MINOSSO FILHA DE ESTER E NETA DE AFONSO ARGENTON TENHO MUITO ORGULHO DE FAZES PARTE DESTA FAMILIA .

    ResponderExcluir
  14. SOU TERE ARGENTON COUTO . SOU NETA DE GIROLAMOE BISNETA DE ANGELO E GIUDITA .NASCI ECRESCI EM JOAÇABA SC TENHO CINCO IRMÃOS REMI ZULEIDE CLAIR ALZIRA E DORLI. O PESSOAL DE SC ESTA ANIMADOS PARA A FESTA VAMOS NOVAMENTE PARA O ENCONTRO QUE ESTA PROMETENDO MUITA ANIMAÇÃO.

    TERE COUTO IRACEMINHA SC 12/10/11/ BJOS.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Alguém poderia me fornecer algum contato da Silvia Argenton? Estou querendo ir para Itália tirar minha cidadania e gostaria de saber se ela pode me dar algumas dicas! Me chamo Kamila, sou neta de Lourdes Argenton, filha de Augusto Argenton Primo, que era filho de Pelegrim Argenton filho de Angelo Argenton. Agradeço se alguém puder me ajudar!!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir